"Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente"

Tocando em frente - Almir Sater

Quem sou eu

Minha foto
Ceará, Brazil
Sou um Filho de Deus, antes de tudo. Católico Apostólico Romano, adepto da Renovação Carismática Católica, Ministro de Música por Dom de Deus, Professor de Educação Física por Profissão, mestrando em Fisiologia, que sempre tenta fazer as coisas com o Coração, e sempre busca deixar o Coração nas coisas do Alto. Casado e completamente apaixonado por ela (te amo, Gi), também sou extrovertido, às vezes sarcastico, e um eterno aprendiz (como todo professor deveria ser).

domingo, 15 de março de 2009

A excomunhão do bispo, por Gerson Schmidt*

Eu achei essa artigo do jornal Zero Hora, achei muito interessante. Segue na integra:

"É interessante como em muitos episódios violentos e horrendos, quando a Igreja se pronuncia, ela sai como vilã da história, e os principais autores dos erros saem despercebidos, ou ao menos colocados em segundo plano. É o caso da menina de Pernambuco, que há três anos vinha sofrendo violência sexual por parte de seu padrasto, tendo sido por ele estuprada, do que resultou uma gravidez de gêmeos. A mídia parece querer acentuar mais o pronunciamento de excomunhão do bispo dom José Cardoso Sobrinho do que os procedimentos de estupro e de aborto. O bispo não excomungou ninguém, como foi noticiado. Ele apenas esclareceu a doutrina da Igreja. A excomunhão, para o caso do aborto, é automática para todos os que, com ciência e consciência, intervêm no processo abortivo, quer com a cooperação material ou colaboração moral verdadeiramente influente.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em nota explicativa, repudia veementemente o ato insano de estupro do padrasto e pede a rigorosa apuração dos fatos, que o culpado seja devidamente punido, de acordo com a justiça. E não concordou, evidentemente, com o desfecho final de eliminar a vida de seres humanos indefesos.

Porque a Igreja defende a vida desde a concepção até a sua morte natural, é tachada de retrógrada, fora de época e ultrapassada. A Igreja entende que nem tudo o que é legal ou normal é justo ou moral, como a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. O que pode ser legal pela lei civil pode não ser ético pela lei de Deus, que determina no quinto mandamento: “Não matarás” (Ex. 20,13). O aborto, além de ser uma monstruosidade maior que o estupro, causa um trauma adicional à mulher violentada. A ideia do aborto como alívio para o estupro é uma falsidade que deveria ser banida dos livros de Direito Penal.

O argumento usado pelos abortistas é que a menina-mãe, por causa de sua tenra idade, não poderia levar até o fim a gravidez. Julgou-se o aborto necessário para salvar a vida dela. No caso, a menina não estava prestes a morrer nem o aborto se apresentava como a solução emergente. Uma gravidez como a dela exigiria um acompanhamento adequado. Um fato recente no Peru, de gravidez de uma menina de nove anos, em circunstâncias semelhantes, teve o desfecho do nascimento de um menino com 2,520 quilos e 47 centímetros.

No relativismo, tudo se justifica. Até o mal, a morte de inocentes, se camufla de bem. O absolutismo e as ideologias justificaram a morte de milhares de pessoas que não quiseram aderir a uma ideia política. Os estudiosos do Direito deveriam dizer até onde se pode matar além da legítima defesa. Já se justificou a morte dos “embriões humanos”. O grupo pró-aborto segue sempre procurando brechas na legislação para matar os inocentes sem haver condenação. Falta agora justificar oficialmente esse tipo de assassinato. Diabólico, nisso tudo, é ver o mal como um bem e o bem como um mal."

Gerson Schmidt é Padre e Jornalista

sexta-feira, 13 de março de 2009

Católicos...

Faz tempo que não escrevo. Nem tanto por desleixo, talvez mais por falta de tempo, desde quando comecei a estudar mais e trabalhar, e agora com o mestrado, com outras atividades. Mas os assuntos últimos das notícias me fez desenterrar um texto que eu havia escrito e que agora, enfim, eu posto. É um texto do final do ano passado, se não me engano, mas muita coisa continua atual. Escritos mais atuais sobre o mesmo assunto serão postados em breve. Segue na integra:

"Demorei para escrever este artigo, relutei até em alguns momentos por achar que não era da minha alçada técnica, mas fiquei de veras indignado com muitos fatos que vem acontecendo nos últimos tempos, e inocente serei se achar que isso nunca aconteceu. Também demorei para poder ler, entender algumas coisas, e também juntar as pontas de tantos pensamentos em tantos fatos que aconteceram.

Eu tô falando do fato de como as pessoas querem que a Igreja Católica Apostólica Romana seja o que ela não é e nunca vai ser. Sendo mais explícito, como tem gente querendo destruir a Igreja Católica, tudo influenciado pelo malígno, com toda a certeza. Hoje, a maior inserção que os demônios tem na vida das pessoas é justamente se escondendo, se travestindo de 'coisas boas'. É a nova era, é uma situação não-Deus, é o uso de conceitos antigos e/ou atuais com o grande aproveitamento das vias de comunicação e da ignorância absurda da sociedade em si, bem como do próprio povo de Deus.

Pois quero começar exatamente pelo 'povo de Deus', por aquelas pessoas que se dizem católicas e por aqueles católicos que lutam pra mudar a igreja. Recentemente houve um fuá enorme por conta de um padre que teve filhos e se casou com uma mulher de sua congregação. Uma grande parte da mídia deu cobertura sobre o assunto, juntou outros ex-padres para fazer aumentar o coro dos que desejam que os padres possam se casar. Esse assunto é longo, chato, e infrutífero, porque é uma coisa que está na bíblia e hoje eu posso dizer que entendo.

Um padre que se ordena, ele casa, literalmente, com Cristo e com o seu serviço, e ele deve viver exclusivamente para o seu sacerdócio. A igreja permite a formação de diáconos permanentes, indivíduos casados, para que ajudem e ministrem sacramentos, mas padre (que já é casado com Deus) casar não pode! E até pode, por assim dizer, porque ninguém é obrigado a ser padre, mas receberá demição de suas funções na igreja, e vai viver sua vida no seu livre arbítrio. Mas se ele decidir por ser padre, tem que seguir estritamente a lei da igreja. Se não quer seguir o catolicismo como ele é, não se chame católico! Se este ex-padre decide continuar a celebrar e ministrar 'sacramentos', ele estará fundando uma nova igreja, dissociada do vaticano, e quem o seguí-lo ou achar que tá certo, que também não se diga católico apostólico romano. Para isso tem muitas igrejas evangélicas, seitas, tem até a ICAB (igreja católica apostólica brasileira) que muitas vezes se passa pela nossa Igreja do Vaticano e devemos tomar muito cuidado com a sua irradiação. Ela não faz parte do verdadeiro Catolicismo.

O interessante foi que levaram esse ex-padre para televisões e programas de gosto duvidoso e que fizerem enquetes para saber o que o povo achava... A grande maioria não aceitava as atitudes do ex-padre, nem a de casar, quanto menos a de continuar se achando padre. Ele tá enganando pessoas. E aí vem uns 'experts' - é, porque 'atrizes' de filme pornô e homossexuais (nada contra a opção de vocês, muito menos a favor) são pessoas de gabarito pra falar desse assunto! - metendo o pau na Igreja, dizendo que é carola, antiquada, feita de velhos e pra velhos, que a população tem sede de coisas novas, de mudança, enfim, pra resumir, que a Igreja Católica tá fora de moda.

Mas eles não percebem que o Catolicismo não é moda, não chega nem aos pés disso, não é que nem a mídia que vai ao sabor do vento fazendo o que muitos querem, ou melhor, fazendo com que muitos queiram. Procuram muito para arranjar uma lasquinha que seja pra falar da 'instituição' católica, mas sempre esbarram na verdade, que a Igreja Católica é a detentora da continuação da obra de Cristo na terra, que fora da Igreja, nada é pleno. A esposa deste ex-padre falou que se desiludiu com a instituição, e os convidados forçaram ela para dizer o quê que fez ela se desiludir, mas ela hesitou muito, até falar o que é verdade, que a igreja é feita de pessoas. Sim, também e principalmente a igreja é feita de indivíduos, que juntos com o mesmo propósito formam a assembléia, participando do corpo místico de Cristo, e que são pecadoras, mas continuam ali para perseverar e atingir o fim último. Esta mulher deixou transparecer apenas que ela não foi forte o bastante para perseverar. Nem ele, o ex-padre. Mas nem tudo tá perdido, basta eles se reconciliarem com a Igreja e assumirem sua condição.

O que muitos tem que entender é que para ser católico não basta falar que é no censo do IBGE. O próprio Catolicismo diz que não basta ser batizado e ser presente de corpo na igreja se não os forem de coração. Eu me lembro muito bem de um passado recente, de uma pessoa falando do porque era católica, e me motivou pela primeira vez a escrever sobre. Era um colega de trabalho que, escutando um estagiário falar de sua experiência com uma igreja protestante, de suas orações, de seu recolher ao pôr-do-sol da sexta-feira, de seus jejuns e de sua mudança de vida, soltou: "é por isso que eu sou católico, que você assiste missa quando quer, que você faz o que você quiser, que lá o negócio é esculhambado mesmo!". Eu me irritei na hora, disse que não era assim não, disse que ele só poderia falar por parte dele, e que esculhambado era ele, que a Igreja Católica não admite libertinagens. Mas pra reforçar o seu gênio difícil, ele nos deu as costas rindo e deixou a gente falando sozinho.

Tem gente que pensa que é assim: me batizaram, sou católico! Afinal de contas, para que serve o sacramento da confirmação?! Ser católico da boca pra fora, ser católico do dia 13, como eu cansei de ver na Igreja de Fátima, ou ser católico só do Padre Cícero, não é ser verdadeiramente católico, e muitas vezes é justamente isso o que faz pessoas se afastarem da Igreja, quando elas, fracas só enxergam os defeitos do vizinho e uma hipocrisia sem fim de tanta gente.

Não sou santo, luto para o ser um dia, me converto a cada dia, como uma pessoa ali me definiu, mas fico danado da vida quando eu me deparo com essas coisas. Só o que tem é protestantes dizendo: "eu era católico, hoje eu sou cristão de verdade!" Será que era mesmo?! Quero ver alguém que quer ser católico, e perserverar, ler a Bíblia, fazer um estudo bíblico, se engajar numa pastoral ou num serviço, ter consciência dos documentos da Igreja, como o catecismo, p. ex., eu duvido que essa pessoa vá se desencantar com o Catolicismo. Convido aquele rapaz lá do programa de TV a ir no meu grupo de oração, na minha obra, ver se a Igreja Católica é feita só de velhos. Isso é coisa de quem não sabe, e quem não conhece deveria ficar calado, pois até as pessoas de mais idade e que perseveram na fé católica, são jovens de espírito.

E a essas pessoas eu gostaria de dizer: não se iludam! O Catolicismo não vai ser o que vocês querem. O Catolicismo não é moda, não segue tendências, nem muito menos desvia da verdadeira mensagem que o Senhor nos deixou, para evangelizar e defender. Eu fico muito triste por quem não quer ser católico ou quer sê-lo do seu jeito, mas antes peço que se não for, não denigra a Igreja. E se você acha que é católico mas incorre em alguns dos pontos citados, pare e pense, olhe o quanto precisamos fazer para sermos verdadeiramente fieis."

quarta-feira, 4 de março de 2009

You've Got a Friend

"When you're down and troubled
and you need a helping hand
and nothing, ooh, nothing is going right.
Close your eyes and think of me
and soon I will be there
to brighten up even your darkest nights.

You just call out my name,
and you know wherever I am
I'll come running, oh yeah baby
to see you again.
Winter, spring, summer or fall,
all you have to do is call 
and I'll be there, yeah, yeah, yeah
You've got a friend.

If the sky above you
should turn dark and full of clouds
and that old north wind should begin to blow
Keep your head together and call my name out loud
and soon I will be knocking upon your door.
You just call out my name,
and you know where ever I am
I'll come running to see you again.
Winter, spring, summer or fall,
all you go to do is call 
and I'll be there, yeah, yeah, yeah

Hey, ain't it good to know that you've got a friend?
People can be so cold.
They'll hurt you and desert you.
Well they'll take your soul if you let them.
Oh yeah, but don't you let them.

You just call out my name,
and you know wherever I am
I'll come running to see you again.
Oh babe, don't you know that,
Winter, spring, summer or fall,
Hey now, all you've go to do is call.
Lord, I'll be there, yes Iwill.
You've got a friend.
You've got a friend.
Ain't it good to know you've got a friend.
Ain't it good to know you've got a friend.
You've got a friend."


You've Got a Friend
James Taylor

Mural de Frases

  • "Eu não sei o caminho para o sucesso; mas, sem dúvida, o caminho para o fracasso é agradar a todo mundo" John Kennedy
  • "Eis o que diz o Senhor: maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor!!!" Jr 17, 5
  • "outro dia um cabeludo falou: não importam os motivos da guerra, a paz ainda é mais importante que eles..." Roberto Carlos
  • "Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos." Salmo 127, 1
  • "Totus tuus ego sum, o Maria, et omnia mea tua sunt" Frase de Consagração
  • "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina, frase da minha monografia
  • "Quero render-te glória, a tua destra me conduz..." Adriana - Glória e Majestade
  • "O segredo da boa vida: oração, brócolis e caminhada!" Cintia Moscovich, escritora
  • "Por baixo dessa máscara não há só carne, há ideías, e idéias são a prova de balas!" V, do filme 'V de Vingança'
  • "Um mundo, um sonho!" Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin
  • "Why so serious?!" Joker, o coringa em 'Batman - O Cavaleiro das Trevas'
  • "Conheço muitos que não puderam quando deviam porque não quiseram quando podiam!" François Rabelais
  • "O que é errado é errado, mesmo que todos o façam; O que é certo é certo, mesmo que ninguém o faça!" Sri Sathya Sai Baba
  • "Reze! E enquanto reza... faça!" Provérbio Africano
  • "Por que Jesus tornou-se pão? Para me ensinar que a vida só tem sentido quando resolvemos alimentar aos outros com aquilo que somos! Somente quem morre entende a vida." Karla
  • "Paris és mui chique!!!" Frase de um dos nossos guias, brasileiro por sinal, em Paris.
  • "Depois de andarmos por diversos e diferentes caminhos, nos encontramos. Evolvidos por um verdadeiro amor, decidimos viver um para o outro e ambos para Deus. Derramai, Senhor, sobre nós o teu Santo Espírito, para que juntos possamos construir uma perfeita união. Um com o Outro, Nós por Vós." Texto do nosso Convite de Casamento, autoria nossa!
  • "Vamos viver nossos sonhos, temos tão pouco tempo..." Charlie Brown Jr. - Como tudo deve ser
  • "No News, Good News!" Ditado
  • "El que no se aventura, no cruza el mar!" trecho de conto espanhol - Autor Desconhecido
  • "Santo não é aquele que não peca. É aquele que até peca, mas se levanta todas as vezes" Pe. Léo
  • "Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino" Lc 23, 42b
  • "Hoje livre sou!" Ministério Adoração e Vida
  • "Sou um milagre, renasci...!" Ministério Adoração e Vida - Um Milagre
  • "...mas Deus vem lhe dizer, permito que carregue a Cruz no caminho do calvário, mas quando lá chegar, a Cruz é o meu lugar. É preciso coragem...!" Walmir Alencar - Coragem
  • "Para se fazer um milagre, é preciso crer no milagre... não basta apenas pedir, é preciso gestar o milagre dentro de nós" Pe. Léo.