"Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente"

Tocando em frente - Almir Sater

Quem sou eu

Minha foto
Ceará, Brazil
Sou um Filho de Deus, antes de tudo. Católico Apostólico Romano, adepto da Renovação Carismática Católica, Ministro de Música por Dom de Deus, Professor de Educação Física por Profissão, mestrando em Fisiologia, que sempre tenta fazer as coisas com o Coração, e sempre busca deixar o Coração nas coisas do Alto. Casado e completamente apaixonado por ela (te amo, Gi), também sou extrovertido, às vezes sarcastico, e um eterno aprendiz (como todo professor deveria ser).

terça-feira, 6 de maio de 2008

Desrespeitos!

Bem, talvez não haja coisa que me deixe mais puto do que injustiça. Realmente é uma das coisas que mais me irritam quando acontecem com qualquer um, mas que me tiram do sério quando é comigo. Ao meu ver, a injustiça é uma das tantas formas de desrespeitos que existem no mundo. E eu acho incrível como o mundo consegue aceitar o desrespeito como um coisas normal, banal, corriqueira.

Somos desrespeitados a todo instante e o que fazemos?! Calamos, aceitamos, baixamos a cabeça, "é assim mesmo, fazer o quê?!"... Não, não dá pra mim, por isso quis falar neste post sobre isso, sobre tantos desrespeitos e injustiças que acontecem e a gente, se não percebe, faz vista grossa.

Pra começar, o caso Isabella Nardoni. Pelo Amor de Deus, que é Pai e está no Céu vendo tudo isso, que desrespeito com a coitada!!! Como é que pode a alma dessa criança descansar em paz se o nome dela toda vida que pronunciado aqui é ligado a tragédia?! Se o seu nome só é veiculado nos jornais nos momentos ruins?! Não pode estar em paz.

Se bem que o que é que passa de bom nos jornais nos dias de hoje? Porque só as coisas ruins são notícias? Raramente a gente vê um ato de bondade ou de respeito, aprendemos de tal modo que o mundo é ruim que quando aparece coisa boa, é novidade!

Mas continuemos com os desrespeitos... continuemos com o 'fator Nardoni', prefiro chamar assim. Existe falta de respeito maior pra mim e pra você, caro leitor, que viver o tempo inteiro tendo que ouvir do caso Nardoni? Tem! Acho um desrespeito enorme o fato de todo o mundo estar voltado para se solucionar um caso enquanto milhares de processos se arrastam ao fiar dos tempos esperando por uma atenção. Acho uma 'falta de absurdo' que pra se prender um casal rendido a polícia de São Paulo disponibilize 12 viaturas de suas forças táticas especiais.

E o pior: eles tiveram que fazer isso porque o povo não tem mais nada pra fazer (e é porque o desemprego no Brasil diminuiu) e vão viver a vidinha esperando o momento certo de julgar e tacar o grito: "ASSASSINOS!!!". Com esse bafafa todo nas suas portas, imaginem como a vizinhança deve estar sofrendo com esta falta de respeito?!

Falta de respeito da polícia, maior desrespeito é o dos jornalistas. E pensar que um dia eu quis ser um, cheguei a estudar no meu terceiro ano voltado pra isso. Desisti por conta do mercado de trabalho, mas Deus me mostrou que não seria mesmo o meu caminho, eu não seria capaz de 'refuçar' a carniça até achar o que me interessa, eu não tenho espírito de quem faz de tudo, eu não venderia a minha alma a quem fosse para conseguir uma materia.

Não digo que todos os jornalistas são assim, mas o que é que a gente vê nos jornais? A mesma coisa sempre! Raramente encontramos um Neno Cavalcante da vida que tenta ao menos mostrar um pouco de realidade e de coisa boa, mas é tão certo que coisa boa não dá notícia, não rende ibope, que o pobre tem o quê, 5 minutos de programa?! Nem isso!

Um dos motivos de escrever este tópico foi uma cena que eu vi. O caso do médico Jorge Farah, assassino, matou a companheira, e hoje é um velho decrépito, se engalfinhando na sua bengala pra andar. Na sua chegada para o julgamento, os jornalistas se acotovelaram tanto para arrancar uma palavra dele, foram como hienas atrás da carcaça, tão vorazes ao ponto que fizeram com que o réu caísse.

Há quem diga que ele caiu de propósito, a própria imprensa pra se isentar mostrou a queda passo-a-passo dizendo a hora que ele dobrou o joelho, mas mesmo assim, mostra como a imprensa brasileira (e não só a brasileira, que 'copia' e se inspira na italiana e americana, como a imprensa do mundo em geral, todas sensacionalistas) não respeita nem o direito de ir e vir dos outros, e que fazem de tudo pra conseguir, se não um furo de reportagem, a mesma notícia que todos os canais vão mostrar mais tarde.

Saindo um pouco dessa parte pública do assunto, o que realmente me motivou a escrever este post foi um fato simples, que talvez alguns achem besteira. Estava eu no meu trabalho, na academia, atendendo aos alunos quando o telefone toca. Atendo: "Musculação, Davi, bom dia!". Minha colega de trabalho que estava do outro lado taca o grito:

- cadê fulano?!
- Ele não se encontra... alô?! Alô...

A %$#)&#(#}@!&# desligou na minha cara! Que foi que eu fiz pra ela gritar comigo e que culpa eu tenho se o fulano não está no canto aonde ela quer pra eu receber o telefone na cara?! Mas eu não me impressionei (!) porque isso é natural dela, ela não tem respeito de cumprimentar, mas eu não admito isso! Ela não sabe o que é bom dia (nem tarde, nem noite, deve viver amargurada porque nada é bom), não sabe o que é tchau, só fala gritando e exigindo, e não sabe dizer o que a humanidade está esquecendo de dizer: por favor e obrigado!

É uma briga que eu estou comprando por um 'peixe pequeno'?! Talvez sim, mas não há aquele ditado: o mal deve ser cortado pela raiz?! Eu não admito que os desrespeitos aconteçam comigo, porque eu não quero aceitar que a falta de respeito é uma coisa que Deus criou e que faz parte da vida!

A maior prova é como eu me porto diante dos meus alunos. Alguns são abastardos, acham que são donos da quadra, da piscina, da academia... tratam aos outros como seres inferiores. Lógico que de acordo com a idade, mas eu não deixo isso passar sem com que eu tente mudar algo. Eu tento conversar, algumas eu tento dar lição de moral (mas tem umas que com 5 anos de idade já sabem fazer um cara de sonso que dá vontade de..., eu me controlo, eu me controlo), e é incrível como eu percebo que a falta de respeito já é inerente nestas pessoas.

Mas não posso deixar de tentar mudar. São muitos exemplos de desrespeitos, que talvez em outro momento aflorem para que eu fale deles (atendentes de telemarketing, me aguardem!), e por isso não podemos nos acomodar. Faltam com o respeito a mim, faltam com o respeito com o próximo, e o próximo, o próximo... e vai parar aonde?! Eu tento sim, eu tento fazer com que as pessoas vejam que somos todos iguais, braços dados ou não (abraço ao André e ao Vandré) e faço a minha parte para que o mundo seja menos injusto. Este post é um pedaço.


P.S.: A forma como eu falei dos casos Nardoni e Farah não expõe a minha opinião sobre os acusados. Já me acusaram de defensor deles, e não é bem assim. Se os Nardoni's forem culpados, devem ser condenados, e o Farah deve ser preso, não importa a condição física e mental, nem a idade dele, pois é um assassino. Devem ser condenados por tudo o que eu falei aqui: eles faltaram com o respeito a vida dessas pessoas!

Nenhum comentário:

Mural de Frases

  • "Eu não sei o caminho para o sucesso; mas, sem dúvida, o caminho para o fracasso é agradar a todo mundo" John Kennedy
  • "Eis o que diz o Senhor: maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor!!!" Jr 17, 5
  • "outro dia um cabeludo falou: não importam os motivos da guerra, a paz ainda é mais importante que eles..." Roberto Carlos
  • "Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos." Salmo 127, 1
  • "Totus tuus ego sum, o Maria, et omnia mea tua sunt" Frase de Consagração
  • "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina, frase da minha monografia
  • "Quero render-te glória, a tua destra me conduz..." Adriana - Glória e Majestade
  • "O segredo da boa vida: oração, brócolis e caminhada!" Cintia Moscovich, escritora
  • "Por baixo dessa máscara não há só carne, há ideías, e idéias são a prova de balas!" V, do filme 'V de Vingança'
  • "Um mundo, um sonho!" Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin
  • "Why so serious?!" Joker, o coringa em 'Batman - O Cavaleiro das Trevas'
  • "Conheço muitos que não puderam quando deviam porque não quiseram quando podiam!" François Rabelais
  • "O que é errado é errado, mesmo que todos o façam; O que é certo é certo, mesmo que ninguém o faça!" Sri Sathya Sai Baba
  • "Reze! E enquanto reza... faça!" Provérbio Africano
  • "Por que Jesus tornou-se pão? Para me ensinar que a vida só tem sentido quando resolvemos alimentar aos outros com aquilo que somos! Somente quem morre entende a vida." Karla
  • "Paris és mui chique!!!" Frase de um dos nossos guias, brasileiro por sinal, em Paris.
  • "Depois de andarmos por diversos e diferentes caminhos, nos encontramos. Evolvidos por um verdadeiro amor, decidimos viver um para o outro e ambos para Deus. Derramai, Senhor, sobre nós o teu Santo Espírito, para que juntos possamos construir uma perfeita união. Um com o Outro, Nós por Vós." Texto do nosso Convite de Casamento, autoria nossa!
  • "Vamos viver nossos sonhos, temos tão pouco tempo..." Charlie Brown Jr. - Como tudo deve ser
  • "No News, Good News!" Ditado
  • "El que no se aventura, no cruza el mar!" trecho de conto espanhol - Autor Desconhecido
  • "Santo não é aquele que não peca. É aquele que até peca, mas se levanta todas as vezes" Pe. Léo
  • "Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino" Lc 23, 42b
  • "Hoje livre sou!" Ministério Adoração e Vida
  • "Sou um milagre, renasci...!" Ministério Adoração e Vida - Um Milagre
  • "...mas Deus vem lhe dizer, permito que carregue a Cruz no caminho do calvário, mas quando lá chegar, a Cruz é o meu lugar. É preciso coragem...!" Walmir Alencar - Coragem
  • "Para se fazer um milagre, é preciso crer no milagre... não basta apenas pedir, é preciso gestar o milagre dentro de nós" Pe. Léo.