"1857. Operadoras de uma fábrica têxtil foram trancadas por conta de uma greve e não tiveram como escapar de um incêndio. 130 mulheres morreram lutando por igualdade em seus direitos. Era 08 de março. Trabalhar já lhes era uma conquista, mas faltava algo mais que, infelizmente, sempre faltou: um verdadeiro olhar de igualdade por todos, principalmente pelos homens.
Muitas conquistas aconteceram, muitos direitos já adquiridos somente pela própria natureza humana foram-lhes restituídos, mas ainda falta alguma coisa. Para tudo o ser humano ainda precisa de um Dia para lembrar o quão fomos e ainda somos injustos com o nosso próximo, com os nossos iguais.
Não! Não quero dizer “olhem para essas coitadinhas, vamos fazer alguma coisa por elas!” Na verdade digo “coitado de nós, o que seríamos se não fossem elas?”. Acho que justamente o que nos falta, homens, é saber o que é ser mulher.
Mulher, a arte-final da obra de Deus (é, fomos o rascunho). Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, que o que nos difere é apenas um cromossomo, e que sem as peculiaridades que esse gene provoca, o mundo não teria a menor graça.
É pesaroso ver, olhando justamente o quanto já falhamos ao longo do tempo, que há mulheres que lutam para serem ríspidas, arrogantes, um ser superior como um dia nós achamos que éramos, nos dar o troco pelos erros dos antepassados.
É piegas dizer que todos os dias são seus, mas só me contentarei mesmo quando não houver mais a necessidade de se separar um dia para lembrar que devemos respeito a todas e a alguém.
Parabenizo, vós mulheres, por toda a luta e garra, pela alegria, carinho e amor expresso em todos os atos, e espero que as conquistas que ainda são necessárias venham sempre com muito gosto e orgulho.
Mas peço, pelo amor de nosso Deus (que não tem sexo), que vocês mulheres continuem sempre a lutar por igualdade, mas não lutem para se tornar aquele homem do passado. Ao contrário, sejamos iguais, e mostrai a nós quão maravilhoso e belo é ser mulher."
Esse texto eu produzi para ser lido no Dia Internacional da Mulher do ano passado lá no meu trabalho, achei por bem postá-lo novamente aqui em homenagem a elas!
Maria, Nossa Mãe, que tu sejas um exemplo de mulher doce e forte, abençoa sempre a todos nós, intercedei pelas igualdades!
2 comentários:
Parabéns pra nós mulheres!
Belíssimo texto, Davi!
;**
Iai garoto!!
Mah o meu txt n é minha autoria ñ..
Mas é massa!
me mandaram por mail ai resolvi postar lá.
O teu aí eu conhecia, é massa tbm;
Momento Marcanta na historia da MUiés..
;j
Postar um comentário