"Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente"

Tocando em frente - Almir Sater

Quem sou eu

Minha foto
Ceará, Brazil
Sou um Filho de Deus, antes de tudo. Católico Apostólico Romano, adepto da Renovação Carismática Católica, Ministro de Música por Dom de Deus, Professor de Educação Física por Profissão, mestrando em Fisiologia, que sempre tenta fazer as coisas com o Coração, e sempre busca deixar o Coração nas coisas do Alto. Casado e completamente apaixonado por ela (te amo, Gi), também sou extrovertido, às vezes sarcastico, e um eterno aprendiz (como todo professor deveria ser).

quarta-feira, 5 de março de 2008

tudo pela vida, mas por qual VIDA?!

Na noite de 04.03.08, estava vendo nos jornais a polêmica e a discussão gerada em cima da lei que aprovaria o uso de Células-Tronco Embrionárias. É caso realmente muito delicado, pois interfere no maior de nossos presentes, a vida, dádiva Divina.

A grande questão é se é ético ou não realizar pesquisas com células que derivem diretamente de um óvulo fecundado, um embrião. Pesquisas com Células-Tronco adquiridas de indivíduos adultos já são realizadas, mas cientistas conferem o poder da 'cura universal' diretamente às embrionárias. No grupo que defende o uso estão: geneticistas que trabalham com a manipulação deste tipo de células, os portadores de doenças, deficiências e males, sejam eles genéticos ou adquiridos, bem como seus familiares, e defensores dos direitos humanos. Como diria um árbitro de Boxe, "e no outro corner do ringue", estão os que querem vetar o uso de embriões para pesquisa. São a Igreja Católica, algumas outras igrejas Cristãs, membros de outras religiões, dentre outras pessoas e grupos. Os dois grupos se colocam como defensores da vida, cada um ao seu modo de ver. No meio disso tudo, estão 'algumas dúzias' de pessoas que podem (e vão!) decidir por todo mundo: os políticos! (tendenciosos não, 'os cão'!)

Mas vamos aos fatos e às verdades, apesar de eu não ser dono de verdades, são só opiniões!

Os que defendem o uso de Células-Tronco Embrionárias tem suas razões. A pesquisa brasileira com este tipo são realizadas com células importadas de países que permitem tal estudo, e para o Brasil isto pode ser um atraso, pois existe tecnologia aqui para se pesquisar sem depender de ninguém. As pessoas com problemas genéticos ou que sofreram lesões irreversíveis apoiam este tipo de estudo porque ele pretende justamente buscar curas ou evoluções para seus males. E quem não quer se ver curado, principalmente se este mal não for culpa direta de nenhum de nós?! Qual é o familiar que não quer ver seu filho(a), pai, mãe, esposo(a) curado ou com melhor condição na sua existência?! São argumentos muito fortes. Já alguns defensores dos direitos humanos sempre alegaram que todo ser humano tem o direito de fazer o que bem entender da sua vida, eles defendem a eutanásia, defendem o aborto, defendem principalmente que o homem tem direito de escolher o que fazer para 'viver melhor'.

Os que não apoiam este tipo de pesquisa se baseiam nas primícias de suas religiões e, principalmente, no que consiste ao reconhecimento de quando a vida começa e da interferência ou quebra do decoro e da ética científica. Ou seja, pontos importantíssimos! Há até correntes dentro do meio científico que não tolera qualquer tipo de experiência com células-tronco embrionárias enquanto a comunidade científica mundial realmente não determinar os melhores procedimentos para este tipo de pesquisa.

Até este ponto, as discussões ainda são sadias, ok! Mas aí sempre tem um que vem pra avacalhar! O Arnaldo Jabor (e até que eu gostava dele) vem no jornal e 'taca a merda no ventilador', (falando das pesquisas) "que é tudo tão a favor do bem que não aceitar isso é não acreditar que houve a evolução das espécies, crer que o mundo nasceu pronto (...) com Adão e Eva namorando às ordens da serpente como querem os criacionistas"... mostrando um pouco do que toda a mídia sempre faz, que é meter o pau na Igreja, achando que são velhos antiquados, que prefere manter costumes do que olhar para o bem de todos.

Pois bem!
Realmente, quem defende a proibição do uso de Células-Tronco Embrionárias quase sempre são religiosos ou leigos envolvidos com suas religiões. São os religiosos porque são os únicos que ainda se lembram de Deus e da vida que existe ao lado d'Ele, e fazem de tudo para lembrar à humanidade que precisamos sempre olhar para esta nossa vida com os olhos de Deus, antes de tudo.

Não venho aqui dizer que os que defendem o uso de pesquisas para o bem da humanidade estão errados, muito pelo contrário! Me sensibilizo e concordo com muitas coisas que aparecem no mundo da pesquisa e imagino o quanto deva ser difícil passar uma vida inteira de dificuldades. Se eu, que estou passando por um sofrimento momentâneo (um tanto quanto muito bastante adoentado), que se Deus permitir vai durar pouco, fico angustiado e estou torcendo para que os remédios façam efeito logo, que os exames mostrem que está tudo bem e evoluindo pra melhor, avalie como deve se sentir alguém que tem, por exemplo, distrofia muscular e que não consegue se locomover direito, que depende quase sempre dos outros?! e quem foi vítima de acidente, que adquiriu uma limitação como não andar mais e ter a oportunidade de correr novamente?!

Eu penso sim nisso tudo, mas também penso em quantos males uma pesquisa com células-tronco embrionárias pode causar! Que males, me perguntam?! Simples! A TNT foi inventada para fins pacíficos, e o que aconteceu? O avião foi inventado para fins pacíficos, o que acontece? As teórias atômicas e da relatividade vieram para fins pacíficos, e o que está acontecendo?! O homem tem a capacidade de distorcer as coisas boas, de transformar elementos que vieram para facilitar a nossa vida em prejuízo e dano para o próximo! Reconheço, lógico, que hoje não viveríamos sem muitas das coisas que o homem inventou, porque o homem tende a evoluir, e que muita dessas coisas que citei, dentre tantas outras, mais bem promovem do que mal. Então por quê não pensar assim sobre essas pesquisas? Porque simplesmente estamos falando de algo que é essencialmente ligado a vida humana!

O avião é usado por humanos, não é feito com humanos, a teoria atômica e as TNT's foram usada em humanos mas não é feita de humanos, a pesquisa de Células-Tronco envolve diretamente humanos e as Embrionárias SÃO FEITAS DE HUMANOS!!! 'Ah, mas é só alguma centena de células'! mas aquela centena de células é declarada ser vivo e vai virar um ser humano! Duvido que qualquer ativista ambiental permita o uso de animais em pesquisas, mesmo que para fins pacíficos. Alega-se que não deveriam se usar cobaias, mas o bicho-homem pode ser cobaia?!

'Mas é só um tantinho assim de células'! Mas é aí que a gente entra na discussão de quando começa a vida. Os próprios cientístas pesquisadores de genética e célula-tronco afirmam que a partir da fecundação, no momento em que os gametas (vivos!) se associam, se unem e formam um zigoto, ali já existe vida. Não é ser humano formado, mas é ser vivo!

Aquelas células de poucas semanas de vida podem ser usadas para se construir a partir delas orgãos ou tecidos que podem melhorar e até salvar a vida de muitos, é verdade! Mas quem concorda em a gente tirar o pâncreas de um ser vivo para si levante o braço! Radical?! não! É isso que está acontecendo, afinal de contas, são ou não são seres vivos, futuros humanos?! Receber orgãos de doação, pela morte de um indivíduo ou pela sua opção (tem gente que doa um rim, um pedaço do fígado, medúla óssea) é uma coisa válida e permitida, mas matar pra ter esse órgão ou roubá-lo é crime!!!

Estão matando vidas para salvar outras, e isto pra mim é discurso de governo americano justificando a guerra no Iraque! Isso não pode acontecer, não podemos permitir! Até por que, para que se chegue ao método correto da utilização destas células, para que sejam usadas para suas reais finalidades, quantos e quantos seres vivos precisaram serem mortos em anos e anos a fio de pesquisas?!

Mas aí me dizem como desculpa o que disseram no jornal: "(...) o médico determina se o paciente está vivo ou morto pela atividade neuronal, e mede a condição de vida baseado no sistema nervoso. Se o paciente está em morte cerebral, ele é considerado morto. Então se não existe sistema nervoso formado no embrião ele não pode ser considerado vivo! (...)". Perdoa, Deus! Eles não sabem o que fazem, nem o que dizem. Não sei bem se foi ou não com estas exatas palavras que um 'defensor' falou, mas se um paciente está em morte cerebral, o médico tem direito de matar de vez o indivíduo?! Ou ele vai desligar os aparelhos e esperar que o corpo acompanhe a morte cerebral?! Com o indivíduo declarado morto cerebral, o médico pode pegar os orgãos dele para doação antes da morte concreta?! Abramos nossos olhos, minha gente!!! Estamos falando de vida, não nos é permitido tirar a vida de ninguém, nem de um culpado, quanto mais de um inocente indefeso!

E se ainda se insiste em dizer que não há vida no embrião, vamos às aulas de religião!!!
Salmo 138(139), 16b: "...Cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um só deles existisse". Em uma outra tradução, o mesmo versículo diz em seu começo: "os Teus olhos viram a minha substância ainda informe...". Deus dá a vida a partir de quando um novo ser habita dentro da mulher, ele não espera que sejamos batizados para nos chamar de Filhos, ele nos dá a vida antes mesmo de existirmos e teimam em dizer que não estão brincando com a vida?!

Ainda mais: "Eu vos fui entregue desde o meu nascer, desde o ventre de minha mãe vós sois o meu Deus..." (Sl 21,11). Não somos propriedades uns dos outros, somos todos de Deus, e o Todo-Poderoso nos muniu de inteligência para que façamos o bem e não brinquemos de ser Ele.

O mundo científico tem muitas opções ainda, as pesquisas com células-tronco não são a única salvação. Sabemos que elas podem curar quase tudo, podem trazer a cura do câncer, podem curar a paralisia, podem curar diabetes, podem curar má-formação, podem curar corações infartados, e Deus deu a sapiência, a inteligência para homem correr atrás de tudo isso.

Já inventamos vacinas, remédios e cirurgias para quase tudo na vida. A evolução da tecnologia nos aproxima cada vez mais da era cyborg (organismo cibernético), e já observamos o quanto isso pode ajudar na medicina de um futuro próximo. Mexer com essas vidas não é nossa única opção.

Devemos sim ter piedade e ajudar nossos irmãos que estão sofrendo, tanto a transcorrer seus problemas quanto quando possível dividí-los conosco. Mas devemos também lembrar a todos, não só os doentes físicos, que a verdadeira cura é aquela que acontece na alma, porque não é com estes corpo que nós vamos viver a verdadeira vida.

Vamos sim lutar pela vida, mas lutar pela verdadeira vida, que está junto com o Pai, que muitos de nós já experimentam no 'Céu', e que a gente deve usar a nossa vida aqui na 'Terra' para nos preparar para a morada eterna.

Àqueles que sofrem, força e coragem! Veja que em Deus tudo há um (ou vários) motivos. Trazemos nossas cruzes (umas mais pesadas, é verdade) por uma razão, e cada um deve buscá-la em Deus. Àqueles que têm pessoas queridas no sofrimento, ânimo! Deus é quem nos ampara! E a todos, devemos lembrar que (sim!) curas acontecem, se realmente acreditarmos. E Ele vem a nós: "Em verdade vos declaro: todo que disser a este monte: levanta-te e lança-te ao mar, e não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá o que disser, obterá o milagre" (Mc 11,23). E se não acontecer o que você deseja, por qualquer motivo, volte-se para Deus, e o consolo será n'Ele!

Rezemos enquanto é possível para que os meretíssimos e excelentíssimos senhores juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) votem nesta lei com os olhos em Deus. Ontem (05.03.08), eles interromperam a votação. Aí vem o Carlos Nascimento (e eu até que gostava dele) dizendo que conseguímos a primeira vitória por terem interrompido a sessão. E ainda disse que quem apoia essa lei está mais perto de um final feliz. Nossa vitória será colocar Deus no coração destas pessoas, e não uns dias de atraso, até por que para tal discussão o próprio juíz afirma que o assunto é gravíssimo e se faz necessário ser amplamente discutido.

Se possível, quem ler este texto, divulgue-o! Precisamos nos conscientizar do que está para acontecer, que isto tudo é só um estopim, que vai acarretar muitos outros males para a humanidade.
No mais, nos lembremos que nossa vida não é aqui.

Maria, passe à frente, que o mundo se lembre de seu exemplo de Filha de Deus, de Mãe de Deus, de Serva de Deus!
Grande abraço, fiquem com Deus, que Ele nos abençoe!

8 comentários:

Anderson Carvalho disse...

'levanta-te e lança-te ao mar', e não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, obterá esse milagre" (Mc 11, 23). E se não acontecer o milagre, por qualquer motivo, volte-se para Deus, e o consolo será n'Ele!



Maxo q massa..
É isso aí..
Sem medo e só confiar!
Confiar e só!

abrco!

.André Luís. disse...

ao ler esse texto, imaginei tu gesticulando com as mãos e argumentando sobre esse assunto tão polêmeico. Deveria ser polêmico? Eu acho que não. Em um dos meus posts anteriores eu falava que o que tornam as coisas difíceis é a atitude do homem diante das coisas. Não adianta forçarmos que a maioria das pessoas se voltem pra verdade. Adianta sim fazer o que vc fez nesse texto, usar de palavras para defender algo que realmente sabemos que existe: DEUS. O problema é que esses políticos e alguns "apresenta dores" (eu tb gostava deles) não acreditam verdadeiramente em Deus, nosso Senhor. Então, cada esforço é válido. Com certeza eu escreverei sobre esse assunto, falando com minhas palavras o que acho disso tudo, divulgando mais ainda a opinião da Igreja. Parabéns pelo texto. Está ótimo e muito prazeroso de ler. Abraço cara. Fica com Deus.

Davi Bemol disse...

Obrigado!
vamos fazer com que esse texto corra longe!
abraço!

Anônimo disse...

bem...vcs vão achar q eu estou errada...mas estou torcendo pra esta lei seja aceita...afinal de contas eu acredito q seja vida tudo aquilo que está dentro do ventre de uma mãe...mas no caso dessas pesquisas eles utilizaram aqueles embriões q estão congelados...mas como está escrito no texto...os dois lados tem suas razões e são muito bem defendidas...e rezo a Deus pra que seja feita vontade dele de termos o melhor pra todos nós...pq ele nos deu inteligência para podermos fazer dela o melhor pra nós.

Davi Bemol disse...

é, elas foram feitas com células de embriões congelados, mas além de os embriões serem feitos de material humano, o princípio desta pesquisa parte do mesmo processo da CLONAGEM! A cura só aconteceria sem rejeição destas células se os embriões tivessem o mesmo material genético do doente, ou seja, seria feito um tratamento para "limpar" o DNA de imperfeições e seria implantado no local do material dos embriões. ou seja, seríamos a Dolly em menor proporção. Além do que, a Igreja Católica não admite a criação de embriões 'in vitro', por agredir, ferir justamente a natureza humana da criação.

Davi Bemol disse...

e complementando ao texto, um comentário no orkut me faz acrescentar aqui que o precursor das células-tronco embrionárias abandonou seus estudos e passou a trabalhar com células-tronco adultas, porque o uso das do primeiro tipo promovia um alto nível de probabilidades de gerar câncer. Também convido a acessarem o link do blog da bíblia católica que está na minha lista, há muitas informações e notícias sobre o assunto.

Davi Bemol disse...

Ah, e andaram dizendo na mídia que os embriões congelados não podem gerar se devolvidos ao útero. como diria um bom ianque, bullshit! No Brasil existe uma criança chamada Vinícius que nasceu após passar 8 anos congelado na sua forma embrionária. nos EUA, há o mesmo caso com uma garota que passou 13 anos congelada!

Unknown disse...

Davi,
juro que quando você pediu que eu visitasse seu blog e lesse o texto, quando vi fiquei com uma preguiça e acabei não lendo..
Hoje resolvi ler..
e te parabenizo pela clareza das palavras. Confirmo o que o André falou no comentário dele..texto prazeroso de ler.
Espero que essas palavras e verdades cheguem ao coração de muitos.
Acreditar, ter fé que Deus irá passar a frente de tudo isso e que Sua vontade será feita.
Fica com Deus.

Mural de Frases

  • "Eu não sei o caminho para o sucesso; mas, sem dúvida, o caminho para o fracasso é agradar a todo mundo" John Kennedy
  • "Eis o que diz o Senhor: maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor!!!" Jr 17, 5
  • "outro dia um cabeludo falou: não importam os motivos da guerra, a paz ainda é mais importante que eles..." Roberto Carlos
  • "Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos." Salmo 127, 1
  • "Totus tuus ego sum, o Maria, et omnia mea tua sunt" Frase de Consagração
  • "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina, frase da minha monografia
  • "Quero render-te glória, a tua destra me conduz..." Adriana - Glória e Majestade
  • "O segredo da boa vida: oração, brócolis e caminhada!" Cintia Moscovich, escritora
  • "Por baixo dessa máscara não há só carne, há ideías, e idéias são a prova de balas!" V, do filme 'V de Vingança'
  • "Um mundo, um sonho!" Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin
  • "Why so serious?!" Joker, o coringa em 'Batman - O Cavaleiro das Trevas'
  • "Conheço muitos que não puderam quando deviam porque não quiseram quando podiam!" François Rabelais
  • "O que é errado é errado, mesmo que todos o façam; O que é certo é certo, mesmo que ninguém o faça!" Sri Sathya Sai Baba
  • "Reze! E enquanto reza... faça!" Provérbio Africano
  • "Por que Jesus tornou-se pão? Para me ensinar que a vida só tem sentido quando resolvemos alimentar aos outros com aquilo que somos! Somente quem morre entende a vida." Karla
  • "Paris és mui chique!!!" Frase de um dos nossos guias, brasileiro por sinal, em Paris.
  • "Depois de andarmos por diversos e diferentes caminhos, nos encontramos. Evolvidos por um verdadeiro amor, decidimos viver um para o outro e ambos para Deus. Derramai, Senhor, sobre nós o teu Santo Espírito, para que juntos possamos construir uma perfeita união. Um com o Outro, Nós por Vós." Texto do nosso Convite de Casamento, autoria nossa!
  • "Vamos viver nossos sonhos, temos tão pouco tempo..." Charlie Brown Jr. - Como tudo deve ser
  • "No News, Good News!" Ditado
  • "El que no se aventura, no cruza el mar!" trecho de conto espanhol - Autor Desconhecido
  • "Santo não é aquele que não peca. É aquele que até peca, mas se levanta todas as vezes" Pe. Léo
  • "Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino" Lc 23, 42b
  • "Hoje livre sou!" Ministério Adoração e Vida
  • "Sou um milagre, renasci...!" Ministério Adoração e Vida - Um Milagre
  • "...mas Deus vem lhe dizer, permito que carregue a Cruz no caminho do calvário, mas quando lá chegar, a Cruz é o meu lugar. É preciso coragem...!" Walmir Alencar - Coragem
  • "Para se fazer um milagre, é preciso crer no milagre... não basta apenas pedir, é preciso gestar o milagre dentro de nós" Pe. Léo.